Ata da reunião do dia
01 de julho de 2008 do Prove - Programa de reaproveitamento do Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro. Ao primeiro dia do mês de julho de 2008, às 10h20min, foi realizado no auditório da ITCP/COPPE/UFRJ reunião do Conselho Gestor e das cooperativas do Prove, que reunidas e após ter sido feita a leitura da ata anterior, passaram a debateram as seguintes pautas:
1-Informação da Reunião com a Sra. Polita no dia 31/07/08;
2-Informe sobre a proposta do Grupo Pão de açúcar;
3-Busca de um consultor de negócios;
4-Parceria com a Prefeitura de Niterói;
5-Clube de Engenharia – encaminhamento de projetos;
6-Visita as cooperativas;
7-Pedido de Reunião com SEA, SERLA, ITCP, FEBRACOM e PROVE;
8-Votação do Estatuto;
9-Passagem para a Secretária.
Fecha Pauta da reunião:
Nesta mesma reunião foi informado e acordado os seguintes itens de pauta:
1 - Foi relatado pelas cooperativas presentes ao encontro, da 1ª Reunião (1º Grupo de Trabalho) promovida pela SEA, através da Sra. Pólita de catadores do Rio de Janeiro, onde estiveram presentes a Coop. Cootrabom, representada pelo Sr. Luiz Santiago, a Coop. Liberdade, representada pelo Sr. Aldair, e Coop. Amigos da Natureza, representada pela Sra. Raquel Regal, e debatido com o todos o presentes sobre a importância da reunião para união das cooperativas na busca de soluções por suas demandas, também foi informado a data das próximas reuniões que iram ocorrer no mesmo local - UERJ, bloco F, sala 5029, as 14:00 horas. – toda última quinta-feira do mês- próxima dia 31/07/08.
2 – Após a leitura do e-mail, encaminhado ao Prove pelo grupo Pão de Açúcar, propondo parceria com o prove na coleta de óleo vegetal residual, nos supermercados da rede, sendo que a coleta seria feita por uma Ong e o prove “compraria” o referido óleo para encaminhar a Manguinhos, a referida proposta foi recusada já que o preço oferecido por manguinhos não cobriria os custos logísticos. Será encaminhado ao Grupo Pão de açúcar nova proposta com os termos que seguem; - O prove faria a coleta do óleo na rede de supermercados que seriam transformados em pontos de coleta para seus freqüentadores, arcando com as despesas operacionais e nós seriamos responsáveis pela escolha pelo destino final da óleo ( venda ) e que também seria oferecido ao Gripo pão de açúcar a retirada de todos o resíduo do grupo. O Sr. Luis Santiago ficou de providenciar junto a Febracom os documentos pelo Pão de açúcar solicitados para a secretaria do Prove.
3 – Foi acertado que a rede de cooperativas do Prove, precisa se qualificar para gestão sobre negócios de resíduos, ficando acertado por todos a busca de pessoas qualificadas para realizarem palestras nesse sentido para o grupo. O pagamento aos catadores não deveria se restringir ao material coletado mas também ao serviço prestado ( de retirada do material ).
4 – O Sr. Carlos, da Coop. Cootranits, informou que esta firmando parceria junto a prefeitura de Niterói, secretaria de meio ambiente, para coleta de materiais reciclaveis na região de Niterói e São Gonçalo. Também foi sugerido que seja realizado reuniões/encontros do Prove nessas regiões.
5 – A Sra. Raquel Regal, informou a todas as cooperativas, que o prazo para a entrega dos projetos para serem cadastrados no Banco de projetos do Clube de Engenharia, esta encerrando amanhã, e lembrou também, que o programa do prove teve ótima aceitação pelo Clube, conforme relato do Sr. Sergio, da Coop. Aliança, (Ata de 28 de maio de 2008) e da importância da atitude pro ativa na iniciativa pela busca de novas parcerias e/ou apoio para as cooperativas e o programa.
6 – Foi solicitado ao Sr. Filipe do ITCP, pela Sra. Raquel Regal, da Coop. Amigos da Natureza apoio para a realização das visitas na rede de cooperativas, com o empréstimo do carro do ITCP para o transporte, afim de promover um maior intercambio e busca de soluções para os problemas enfrentados por cada cooperativa, O mesmo ficou de verificar a disponibilidade do carro e ver uma pessoa do ITCP para acompanhar as visitas.
7 – Devido aos inúmeros questionamentos levantados por todas as cooperativas em relação ao papel de cada grupo envolvido no processo de gestão do Prove, e das demandas do programa, será encaminhado a SEA uma solicitação de reunião entre seus representantes e a rede de cooperativas com participação da Serla, do ITCP, e a Febracom. O Sr. Filipe, do ITCP, ficou de providenciar esse encontro.
8- Foi aprovado, por unanimidade, pelas 09 cooperativas presentes, que faz parte permanente do Conselho Consultivo do Prove: a SEA, o ITCP, o MNCR, a Febracom e a Rede Ricamare. Ficando as decisões deliberativas por conta do Conselho de administração da rede de cooperativas, que teve seus membros eleitos por voto direto da rede de cooperativas ( ata de 08/04/08 ).
9 – Fica aprovado, por unanimidades de votos, o reembolso da passagem para a cooperada / secretária que presta plantão na secretaria do Prove.
A presente ata foi lida e aprovada por todos os participantes abaixo assinados:
Coop. São Vicente de Paulo – Sr. José Estevam
Coop. Reciclagem Ambiental Transformando – Sr. Jaime Santiago
Coop. Central Folha Verde / Ricamare – Sr. Haroldo Martins
Coop. Amigos da Natureza – Sra. Raquel Regal
Coop. Cootranits – Sr. Carlos Grillo Ivo
Coop. Cootranits – Luciano de Paula
Coop. Aliança – Sr. Sergio Pires
ITCP – Sr. Fabrício Vilas
ITCP – Sra. Ludmila Paiva
ITCP – Sr. Filipe Mosqueira
Coop. Cootrabom – Sr. Luiz Carlos Santiago
Coop. Amigos da Natureza – Sra. Cristina Martins
Coop. Coopereuros – Sra. Ana Maria Viana
Coop. Liberdade – Sr. Robson Borges